terça-feira, janeiro 18, 2022
spot_img
HomeNotíciasVocê sabe o que é ROI e como calculá-lo?

Você sabe o que é ROI e como calculá-lo?

No mundo empresarial, os indicadores econômicos são super importantes para a tomada de decisões. Por esse motivo, o empresário Márcio Alaor de Araújo resolveu explicar o que é o ROI e como calcular este indicador econômico que mostra quão benéfico pode ser um investimento,

O que é o ROI?

Para quem não sabe, o ROI é uma sigla para o indicador econômico, conhecido popularmente no inglês como Return On Investment e que no portguês significa Retorno Sobre o Investimento, que é usado para identificar quão viável e benéfico pode ser um empreendimento determinado.

Desse modo, Márcio Alaor de Araújo explica que o objetivo do ROI, na prática, é expor o quanto se ganhou ou perdeu com relação ao valor de um determinado empreendimento. No entanto, é possível analisar através dele também, expectativas de ganho ou de perdas que podem ser evitadas.

Como calcular o ROI?

Em primeiro lugar, é importante entender que o ROI é um indicador utilizado em diversas frentes, como por exemplo, para mostrar resultados de investimentos, ser base para tomadas de decisões, reduzir danos e para evitar perdas ou para calcular o prazo de retorno de algum investimento. Para isso, é necessário entender como funciona o cálculo.

Sendo assim, Márcio Alaor de Araújo explica que a forma mais comum de se calcular esse indicador econômico é subtraindo o ganho obtido do valor do investimento e dividir o resultado da subtração pelo valor do investimento. A fórmula pode ser: 

ROI = (GANHO — INVESTIMENTO) / INVESTIMENTO.

Desse modo, o empresário explica, por fim, que se o resultado da fórmula for positivo, o indicativo é de um investimento lucrativo. Por outro lado, se for negativo, há uma indicação de que trata-se de um investimento com perdas, uma vez que o custo terá superado o retorno. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img