segunda-feira, setembro 27, 2021
Home Investimentos Tesouro Direto: prêmios dos títulos públicos têm alta nesta 6ª feira, com...

Tesouro Direto: prêmios dos títulos públicos têm alta nesta 6ª feira, com reajuste da energia elétrica no radar

Businessman using tape measure to measure the height of the percentage symbol

SÃO PAULO – Investidores iniciam os negócios desta sexta-feira (27) atentos à divulgação da bandeira tarifária de setembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e aos seus impactos sobre a inflação e os juros brasileiros.

O mercado também aguarda a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), com expectativa de mais detalhes sobre o destino da política monetária do país. Diante desses eventos, os prêmios da maioria dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto registram alta nesta manhã, após três dias de queda.

Entre os papéis com retornos prefixados, o juro pago pelo papel com vencimento em 2031 avançava de 10,26%, na sessão anterior, para 10,30%, na primeira atualização do dia. No mesmo horário, o prêmio do título com vencimento em 2026 era de 9,73%, acima dos 9,70% vistos um dia antes.

Já entre os papéis atrelados à inflação, o juro real oferecido pelo Tesouro IPCA+ com vencimento em 2055 e pagamento de juros semestrais se mantinha praticamente estável em 4,74%, frente aos 4,73% registrados na tarde de quinta-feira. O retorno real pago pelo Tesouro IPCA com vencimento em 2026, por sua vez, era de 4,40%, acima dos 4,38% da sessão anterior.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto oferecidas na manhã desta sexta-feira (27):

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Radar local

O destaque na agenda nacional está na piora da crise hídrica e na divulgação da bandeira tarifária para setembro. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, representantes de distribuidoras, associações de consumidores e analistas de mercado estimam que a bandeira 2 vermelha – a mais cara na conta de luz – terá de dobrar de valor em setembro para cobrir a alta dos custos de geração de energia. Se a Aneel adotar medida nesse sentido, a conta de luz passará por um reajuste médio de 15,2%.

A energia elétrica também foi tema de live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ontem, ele afirmou que o país está “no limite do limite” e pediu que as pessoas ajudem a economizar energia elétrica. “Tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz na sua casa”, disse Bolsonaro, em sua transmissão semanal.

O radar dos investidores também recai sobre os dados de empréstimos bancários em julho divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central.

Na quinta-feira, o mercado suspirou mais aliviado com a votação a favor da lei de autonomia do Banco Central pela maioria dos ministros do STF. O resultado final foi de oito votos a dois. A lei visa blindar a autoridade monetária de eventuais pressões político-partidárias.

As discussões sobre os precatórios também continuam a todo vapor. Ontem (26) na Expert XP, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o rito de pagamento dos precatórios poderá incluir o aval do CNJ para uma nova modalidade de pagamento.

Segundo Fux, a solução, que ainda está em fase “embrionária”, seria a edição de uma resolução por parte do CNJ para que haja uma limitação às despesas com o pagamento dos precatórios.

A resolução, que deverá ser construída em acordo com o parlamento, estabeleceria regras aplicáveis à União, aos estados e municípios. No caso do governo federal, isso poderia significar o pagamento de R$ 40 bilhões em 2022 e o saldo restante (R$ 49 bilhões) seria pago no Orçamento dos anos seguintes.

Também ao participar da Expert XP, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou ontem (26) que a saída da adoção da regra do teto mencionada mais cedo por Fux representaria equacionamento “muito interessante” por corrigir vícios de origem.

Cena internacional

O grande destaque da cena externa está na fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, às 11h (horário de Brasília), que pode trazer mais detalhes sobre o cronograma para a redução do programa mensal de títulos.

Também nos Estados Unidos, o índice PCE (Despesas de Consumo Pessoal, na sigla em inglês) registrou alta de 0,4% em julho na comparação com junho. Na base anual, a expansão foi de 4,2%. Esse indicador de inflação é o mais acompanhado pelos membros do Fed.

Já o núcleo do PCE, que exclui alimentação e combustíveis, teve alta de 0,3%, em linha com a expectativa de economistas da Refinitiv. Na comparação anual, a expansão foi de 3,6%, também em linha com o projetado pelo mercado.

Também às 11h são divulgados os índices Michigan de percepção e confiança do consumidor nos Estados Unidos.

Curso gratuito ensina a ter consistência na bolsa para ganhar e rentabilizar capital. Participe!

The post Tesouro Direto: prêmios dos títulos públicos têm alta nesta 6ª feira, com reajuste da energia elétrica no radar appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -