sexta-feira, setembro 17, 2021
Home Brasil STF não vai tolerar ‘práticas antidemocráticas e ilícitas’, diz Fux

STF não vai tolerar ‘práticas antidemocráticas e ilícitas’, diz Fux

Em seu pronunciamento, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, falou direto a Jair Bolsonaro e seu discurso de ataque aos integrantes da Corte e ao próprio tribunal.

“Este Supremo Tribunal Federal também esteve atento à forma e ao conteúdo dos atos realizados no dia de ontem. Cartazes e palavras de ordem veicularam duras críticas à Corte e aos seus membros, muitas delas também vocalizadas pelo Senhor Presidente da República, em seus discursos em Brasília e em São Paulo”, disse Fux. “Na qualidade de Presidente do Supremo Tribunal Federal, em nome do colegiado, impõe-se uma palavra de patriotismo e de respeito às instituições do país”, seguiu o chefe da Corte.

“A crítica institucional não se confunde – e nem se adequa – com narrativas de descredibilização do Supremo Tribunal e de seus membros, tal como vem sendo gravemente difundidas pelo Chefe da Nação”, disse Fux.

“Ofender a honra dos Ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas, que não podemos tolerar em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumir uma cadeira na Corte”, seguiu Fux.

- Advertisment -