domingo, maio 22, 2022
spot_img
HomeInvestimentosPentágono confirma explosão no aeroporto de Cabul, no Afeganistão

Pentágono confirma explosão no aeroporto de Cabul, no Afeganistão

SÃO PAULO – O porta-voz do Pentágono, John Kirby, informou que houve uma explosão nesta quinta-feira (26) no aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

“Podemos confirmar que a explosão no portão Abbey foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis. Também podemos confirmar pelo menos uma outra explosão no Baron Hotel, ou próximo a ele, a uma curta distância do portão Abbey”, escreveu no Twitter, afirmando que continuará publicando atualizações.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Segundo diversos sites de notícias do Afeganistão, citados pela agência Al Arabiya, há ao menos 11 mortes e “muitos feridos” no ataque terrorista desta quinta-feira. Já a emissora norte-americana “Fox News” diz que há três feridos entre os militares norte-americanos, que estavam trabalhando na evacuação do local.

O portão Abbey é uma área onde os civis afegãos têm seus documentos analisados. Nesse local ficam, majoritariamente, as tropas do Reino Unido.

De acordo com uma fonte da defesa britânica ouvida pela rede BBC, “não há registros de mortes entre os militares britânicos, mas ainda é cedo para ter certeza de que não haverá.”

Segundo a emissora britânica, o Abbey foi um dos três portões de embarque fechados desde ontem por conta dos alertas de que o Estado Islâmico estaria planejando um atentado no aeroporto.

De acordo com fontes norte-americanas, a explosão foi provocada por um homem-bomba e, segundo a agência Reuters, atingiu o lado de fora do aeroporto.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi informado sobre a explosão, de acordo com uma autoridade da Casa Branca. Biden estava em uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão, onde os EUA estão em fase final de encerrar uma guerra de 20 anos.

O governo dos Estados Unidos tem se apressado para retirar cidadãos norte-americanos e afegãos de Cabul antes do prazo final para a conclusão dos trabalhos, em 31 de agosto.

Desde terça-feira (25), as agências de Inteligência internacionais vinham alertando sobre o risco de ataques terroristas no local.

Apesar de ainda não haver reivindicação, relatórios apontavam que uma das células do grupo terrorista Estado Islâmico, chamada de EI de Khorasan ou Isis-K, estaria enviando homens-bomba ao aeroporto. O grupo é rival da Al Qaeda, extremistas que contam com a proteção do Talibã.

(Com Agência Brasil, Reuters e Ansa)

The post Pentágono confirma explosão no aeroporto de Cabul, no Afeganistão appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -spot_img