quinta-feira, maio 13, 2021
Home noticias Você conhece o campeonato da Moto GP e como funciona?

Você conhece o campeonato da Moto GP e como funciona?

Fernando Siqueira Carvalho é um grande entusiasta do setor automobilístico e é apaixonado pelas histórias de como tudo começou. Hoje, neste artigo, ele irá nos contar como começou o campeonato da Moto GP, como ele funciona e porque é tão famoso. Se você gosta de motos é bem provável que já conheça esse esporte que já tem mais de 70 anos de história.

A Moto Grand Prix, ou somente Moto GP, é uma categoria do Campeonato Mundial de Motocicleta, considerada a mais antiga entre os esportes a moto do mundo. A competição ocorre anualmente, com regras específicas para cada categoria, que são determinadas pela Federação Internacional de Motociclismo, fundada em 1949, ano também da primeira edição.

Fernando Siqueira Carvalho comenta que a paixão por velocidade, desde que as motos foram criadas, trouxe campeonatos como esse até os dias atuais, mesmo com fases diferentes. Então, assim como em um outro campeonato automobilístico, as posições de largada são definidas através das voltas mais rápidas do treinamento, dispostas em 3 colunas. A diferença é que as corridas são disputadas da largada até a bandeirada final sem qualquer parada nos boxes para troca de pneus e reabastecimento de combustível. A regra só muda caso chova.

A grande novidade do esporte é a participação das motos elétricas, que explica a duração de 20 minutos de corrida, para permitir a autonomia da bateria. E, como os pontos são contados até o décimo quinto piloto, serão somente cinco etapas e seis corridas. Neste grid, as motos chegam a ter 147 cv, podendo alcançar até 250 km/h.

Fernando Siqueira Carvalho diz que hoje os grandes campeões da corrida são os italiano, que colecionam 20 campeonatos. Mas quem realmente domina as pistas são os japoneses, uma vez que as marcas Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki são modelos tradicionais nas competições.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -