Se você chegou até aqui, muito provavelmente você tem algum interesse na profissão de desenvolvedor de software, não é mesmo? Mikael Malanski, fundador da empresa Squadfy Sistemas LTDA, acredita que esse mercado pode ser bem atrativo. Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e complemente seus conhecimentos sobre essa área tão visada no mundo da tecnologia.
O que é um desenvolvedor de software?
O empresário Mikael Malanski explica que um desenvolvedor de software é o profissional responsável por planejar, escrever, desenvolver e testar uma aplicação web, seja ela um software, um aplicativo, um website ou, até mesmo, um sistema operacional específico.
Além disso, o empresário explica que esse profissional é um dos mais importantes de todo o setor tecnológico. Isso porque, sem a existência de desenvolvedores de software, avanços como, por exemplo, a inteligência artificial, não seriam possíveis.
O que preciso fazer para ser um desenvolvedor de software?
Para ser um desenvolvedor de software, o empresário Mikael Malanski explica que, primeiramente, é necessário ter em mente que os estudos farão parte da sua rotina para sempre. Isso porque, o mundo da tecnologia está em constante mudança, logo, determinados conceitos podem cair em desuso facilmente, bem como novas linguagens podem surgir, e você precisa estar por dentro de tudo. Ainda nesse sentido, é necessário que você tenha um leque de conhecimentos básicos para iniciar na área.
Quais são as principais linguagens usadas por um desenvolvedor?
Como citamos anteriormente, existem conhecimentos básicos que um desenvolvedor de software precisa ter para iniciar na área. Pensando nisso, o empresário Mikael Malanski listou algumas das linguagens mais utilizadas por profissionais dessa área.
- JavaScript
O JavaScript é uma das tecnologias mais versáteis do mercado. Criada nos anos 90, a fim de trazer dinamismo às atividades de páginas da web, atualmente é possível usar JavaScript até mesmo em sistemas back-end de aplicações, mesmo esta sendo uma linguagem original voltada às interfaces. Isso porque, de acordo com o empresário Mikael Malanski, existem as bibliotecas e frameworks baseados em JS, o que facilita o dia a dia do profissional da área.
- Python
Bastante popular entre os desenvolvedores que trabalham com inteligência artificial e machine learning, o Python é uma das linguagens de programação mais queridas atualmente. O empresário Mikael Malanski explica que isso acontece porque ela possui características muito proveitosas e interessantes como, por exemplo, curva de aprendizagem relativamente rápida, sintaxe simples, alto nível e multiplataforma. Em outras palavras, ela opera em quase todos os sistemas operacionais existentes.
- Java
O empresário Mikael Malanski também explica que Java é uma linguagem de programação orientada a objetos e multiplataforma, criada no ano de 1995. Uma de suas principais características é a adoção de elementos que já existem em outras linguagens em sua sintaxe, como, por exemplo, a adoção de C e C++. Sendo uma das linguagens mais utilizadas atualmente, é de suma importância um conhecimento prévio para dar início à carreira de desenvolvedor.
- SQL
O SQL não é bem uma linguagem de programação, mas sim, uma linguagem voltada à manipulação de bancos de dados relacionais — ou baseados em tabelas. O empresário Mikael Malanski destaca que o SQL é a linguagem mais popular de bancos de dados, e se você está lendo este artigo, muito provavelmente você tem alguma informação que está armazenada em um database SQL. Sua utilização é primordial, logo, um bom desenvolvedor tem bons conhecimentos de SQL.
Por fim, o empresário Mikael Malanski ressalta que quem deseja ingressar na área, não deve se deixar desanimar pelas implicações que o ramo acarreta. Como um bom desenvolvedor de software, você terá inúmeras oportunidades para se tornar um profissional de sucesso. Mantenha seus estudos em dia e sempre esteja atualizado em relação às novas tecnologias que podem surgir com o tempo. Dessa forma, você sairá na frente da concorrência e conquistará o seu espaço no mercado de trabalho.