sexta-feira, setembro 17, 2021
Home Economia Na guerra do e-commerce, Shopee chega ao mercado com imitações baratas

Na guerra do e-commerce, Shopee chega ao mercado com imitações baratas

Um tênis Nike Air Max 90 custa no site oficial da Nike, em promoção, 609,99 reais. Na Centauro, também em promoção, o tênis sai mais em conta, a 379,99 reais. Mas promoção boa mesmo é a do site singapurense Shopee, uma espécie de Alibaba que vende de um tudo e que fez neste dia 9 uma super mega promoção com descontos extraordinários. O mesmo tênis Nike Air Max pode ser comprado, com frete grátis, a 44,90 reais. Mesmo sem a promoção, seria uma barganha de  78 reais. A diferença de preços entre a loja oficial e a Shopee não deixaria muitas dúvidas, o tênis é uma imitação. Mas para quem tem dúvida, os próprios compradores colocam na avaliação de venda no shopping, que fica disponível a qualquer cliente, que os tênis não são originais. Muitos contam que tiveram que devolver os produtos, outros avaliam que pelo preço que pagaram até que não foi mau negócio. E as avaliações vão se repetindo com diversas marcas vendidas pelo site.

A Shopee chegou há pouco tempo no Brasil para competir neste feroz mercado dos marketplaces, onde estão Magazine Luiza, Mercado Livre, o próprio Alibaba. E não chegou com brincadeira.  A ação de marketing para o 9.9 Shopping Day, uma espécie de dia dos solteiros em Singapura em que os sites colocam tudo em promoção, tem o ator Jackie Chan como protagonista. No Brasil, a apresentadora Ticiane Pinheiro comandou uma grande campanha publicitária na Record TV, com direito à apresentação de Ticiane Pinheiro, e 30 influenciadores foram contratados para falar das promoções. A Shopee não respondeu até a publicação desta nota sobre o fato de vender imitações em seu site. E a Record TV também não comentou o assunto. 

O tênis original e o tênis entregue pela Shopee.//Reprodução

Nota Shopee:A Shopee informa que a venda de produtos ilegais ou que infrinjam a Propriedade Intelectual (PI) é estritamente proibida em sua plataforma, inclusive tem uma política rígida de mercadorias ilícitas e restritas que todo vendedor, que é exclusivamente responsável pelos produtos e seus respectivos anúncios, é informado antes de entrar para o marketplace e deve aderir para se cadastrar.

Além disso, a plataforma conta com mecanismos que ajudam a identificar anúncios irregulares postados pelos vendedores, como a verificação por meio de palavras-chave. Ainda assim, ao tomar conhecimento de qualquer violação à referida política, a Shopee adota as medidas cabíveis para tornar o conteúdo indisponível.  

Os usuários também são incentivados a reportarem irregularidades à Shopee, caso encontrem anúncios suspeitos na plataforma, clicando no botão ‘Reportar este produto’ localizado no canto superior (nas reticências no app) da página do anúncio.

Adotamos também boas práticas do mercado para permitir que titulares de direitos de propriedade intelectual tenham um canal específico para submeterem reclamações relacionadas à eventual violação de seus direitos: https://shopee-support.formstack.com/forms/ipr_br.

Para os consumidores, há também funcionalidades na plataforma que oferecem segurança aos usuários que compram na Shopee como a página Shopee Oficial com grandes marcas que reforçam a autenticidade dos itens à venda; e a Garantia Shopee em que o consumidor pode devolver o produto e ser reembolsado, entre outras.

A Shopee reforça ainda que empenha os melhores esforços na busca por garantir um ambiente confiável para consumidores e vendedores e está comprometida em proporcionar uma experiência de compra agradável e seguro aos usuários.

- Advertisment -