domingo, maio 22, 2022
spot_img
HomeNotíciasMercado financeiro: entenda como ele funciona e a importância da B3

Mercado financeiro: entenda como ele funciona e a importância da B3

Muito se comenta sobre o mercado financeiro, mas poucos sabem o que ele é e como funciona, além do impacto da bolsa de valores nesse âmbito. O empresário Valdir Agostinho Piran, que também é investidor financeiro, pensa que esse mercado trata-se de um ambiente em que instituições, sendo elas de tomadores de recursos e investidores, se reúnem em prol de negociações de produtos financeiros, tais quais: ações, fundo de investimentos, títulos públicos, dentre outros. Por isso, se você possui interesse no tema, siga a leitura deste artigo e desfrute de tudo o que você precisa saber

Como você deve saber, por ser um mercado, assim como os outros, ele envolve operações de compra e venda, porém de ativos financeiros. Na visão do presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, o mercado financeiro possui uma estrutura muito complexa, composta por diversas instituições financeiras (bancos, corretoras, instituições de pagamento e alguns órgãos do governo). E a sua função é aproximar essas instituições de compradores e vendedores, de modo que façam operações vantajosas para ambos.

O que é a B3?

A B3 trata-se da bolsa de valores do Brasil, fundada em 1890 com o  nome de Bolsa Livre, na qual eram feitas compras e vendas de títulos, além da intermediação em operações bancárias. Como assimila o investidor Valdir Agostinho Piran, atualmente a principal função da B3 é organizar o mercado financeiro, de forma que facilite essas transações. Ademais, a bolsa de valores auxilia no processo de identificar e controlar quais empresas podem ou não participar das negociações.

Quais seriam, então, as atividades que o Banco Central do Brasil realiza dentro do mercado financeiro? Podemos citar como as principais tarefas: prezar pela quantia de moeda disponível, manter as reservas internacionais em níveis adequados, emitir papel moeda, receber depósitos compulsórios do bancos e autorizar o funcionamento das instituições financeiras — em outras palavras, ele executada as normas e diretrizes para que o mercado funcione de maneira eficaz.

Há divisões dentro do mercado financeiro?

Sim, há tipos de mercado financeiro, sendo os principais deles: mercado de câmbio, mercado monetário, mercado de crédito e mercado de capitais. Na concepção do empresário Valdir Agostinho Piran, o mercado de câmbio engloba a troca de moedas; já o mercado monetário dispõe de todas as transações que ocorrem em até 24 horas; enquanto que o mercado de crédito trata-se da negociação de ativos, servindo como termômetro da saúde financeira; e, por fim, o  mercado de capitais envolve a permissão da negociação dos títulos emitidos pelas empresas. 

Importante entender melhor sobre esses conceitos, não é mesmo? Agora fica mais fácil adentrar nesse mercado e você pode fazer isso agora mesmo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img