sexta-feira, agosto 19, 2022
HomeNotíciasLiderança: qual o perfil ideal para a sua empresa?

Liderança: qual o perfil ideal para a sua empresa?

Um líder tem papel fundamental nos eixos de uma empresa, isso porque, através de suas ações, o crescimento empresarial é alcançado. Contudo, o empresário Marco Antonio Carbonari esclarece que, para cada negócio, há um perfil de liderança melhor para executar, pois – é através dos objetivos e serviços do negócio – que se entende a melhor maneira de agir.

Desse modo, para encontrar o melhor perfil para seu negócio, Marco Antonio Carbonari listou alguns perfis de liderança e suas características que podem auxiliar na escolha de líder que combina com os ideais da empresa para gerar seu crescimento. Confira:

  1. Líder Dinâmico

O primeiro tipo de liderança, esclarecido por Marco Antonio Carbonari, é movido pelo dinamismo. Isso porque esses líderes são pessoas que buscam agir e transformar as situações ao redor. Por serem movimentadores de ações, possuem impacto positivo no ambiente de trabalho, pois delegam bem as tarefas e fazem com que os colaboradores se sintam pertencentes aos objetivos da empresa. Contudo, o empresário alega que muito dinamismo é prejudicial para a empresa, uma vez que reduz o planejamento prévio e pode ocasionar problemas. 

  1. Líder Proativo

Um perfil com traços persuasivo, dinâmico e, principalmente, empreendedor. O empresário Marco Antonio Carbonari explica que esse líder é muito inspirador e estimado no ambiente de trabalho. O intraempreendedorismo é um traço de destaque desse indivíduo, ele tem a capacidade de movimentar crescimento dentro do negócio. Porém, esse tipo de líder pode, algumas vezes, sufocar seus colaboradores por estarem presentes demais nas atividades de cada um. 

  1. Líder Democrático

O líder democrático, comenta o empŕesário Marco Antonio Carbonari, é muito conhecido por sua performance no espaço empresarial. Isso porque ele promove a interação e participação dos colaboradores de maneira ativa. Além de ser um líder com traços de ouvinte, é excelente em dar feedbacks, em inovar e fazer com que os indivíduos explorem suas habilidades, são muito preocupados com satisfação e qualidade nas entregas das atividades. 

  1. Líder Negociador

Para Marco Antonio Carbonari, esse líder é sinônimo de agente das relações públicas. Isso porque se trata de um perfil negociante e que constrói boas relações, principalmente ao formar alianças externas – o que é positivo para o crescimento da empresa. Além disso, possui uma boa comunicação e tem o intuito de promover e integrar pessoas. Todavia, esse líder deve estar atento com o trabalho interno da empresa, não se deixando levar pelas atividades de trocas externas. 

  1. Líder Implementador

Por fim, o empresário Marco Antonio Carbonari traz o líder implementador. Esse perfil é destaque por mudar o status quo da empresa e inovar, além de sempre acompanhar as mudanças e tendências do mercado. Com características de planejador e inovador, esse indivíduo é técnico e possui controle das atividades que irão auxiliar no crescimento da empresa. Porém, deve-se ficar atento ao aspecto controlador para que isso não se torne um problema na execução das tarefas dos colaboradores.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img