sábado, junho 19, 2021
Home Investimentos Tesouro Direto: títulos públicos operam sem direção definida em dia de PIB...

Tesouro Direto: títulos públicos operam sem direção definida em dia de PIB do 1º trimestre

SÃO PAULO – Os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam sem direção definida na tarde desta terça-feira (1), em dia de dados do crescimento da economia brasileira acima do esperado no primeiro trimestre do ano.

Os papéis prefixados apresentavam alta em suas taxas, enquanto os indexados à inflação tinham leve queda.

O título atrelado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com vencimento em 2045 pagava uma taxa anual de 4,16%, ante 4,17% ao ano na tarde de segunda-feira (31). Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 recuava de 3,93% para 3,90% ao ano.

Entre os títulos com retorno prefixado, a taxa paga pelo papel com prazo em 2024 subia 7,91% para 7,98% ao ano, enquanto o Tesouro Prefixado 2026 pagava prêmio anual de 8,43%, contra 8,40% ao ano anteriormente.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta terça-feira (1):

Fonte: Tesouro Direto

PIB e CPI da Pandemia

Entre os principais destaques na agenda do dia, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro referente ao primeiro trimestre de 2021 registrou crescimento de 1,2% na comparação com os últimos três meses de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do esperado pelos economistas consultados pela Refinitiv, de expansão de 1%.

Este é o terceiro resultado positivo, depois dos recuos no primeiro (-2,2%) e no segundo (-9,2%) trimestres de 2020, quando a economia encolheu 4,1%, afetada pela pandemia.

As projeções para o desempenho da atividade brasileira vêm sendo revisadas constantemente para cima pelo mercado financeiro em meio a dados melhores do que o esperado na economia. Ontem, o relatório Focus, do Banco Central, elevou, pela sexta semana consecutiva, a estimativa para o crescimento do PIB este ano, de 3,52% para 3,96%.

Leia também:
Tesouro Direto: queda dos títulos públicos se aproxima dos 7% em maio e abre oportunidade de compra; entenda

No noticiário político, a CPI da Pandemia ouve hoje a médica Nise Yamaguchi. Ela é defensora do chamado “tratamento precoce” (conjunto de medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada contra a Covid que vêm sendo defendidos pelo governo), e o uso da cloroquina, remédio indicado para tratar o protozoário causador da malária.

Atenção ainda para a crise hídrica no Brasil. O representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ontem que o órgão adote medidas para “verificar a suficiência e a adequação das ações governamentais na gestão da crise hídrica brasileira em curso”.

Segundo documento, assinado pelo subprocurador geral Lucas Rocha Furtado, o MP junto ao TCU quer também que a corte solicite ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) “que apresente um plano de contingência para prevenção de um possível apagão”.

Quadro internacional

No ambiente externo, o sentimento foi de otimismo com a recuperação da economia global em meio a dados positivos na Zona do Euro.

O índice PMI IHS Markit final de manufatura relativo a maio indicou que a atividade na região atingiu o patamar recorde de 63,1 pontos, frente a 62,9 pontos em abril. O dado superou a estimativa inicial de 62,8 pontos.

No Reino Unido, a atividade fabril subiu a 65,6 pontos em maio, frente a 60,9 pontos em abril – a alta mais acentuada desde o início do registro do indicador, e um sinal de ressurgência da indústria do país com novos pedidos.

Os investidores também monitoram nesta terça os discursos de dois membros do Federal Open Market Committee (Fomc), Randal Quarles e Lael Brainard, que podem trazer novas sinalizações sobre as intenções do banco central dos EUA sobre a retirada futura dos estímulos à economia.

Já na Ásia, os contratos futuros do minério de ferro voltaram a ultrapassar US$ 200 a tonelada em Singapura, depois que um importante polo siderúrgico da China indicou que pode flexibilizar as restrições à produção para ajudar a esfriar o forte rali, o que sinaliza demanda potencialmente maior pela matéria-prima.

Sócia da XP Investimentos oferece curso gratuito de como alcançar a liberdade financeira. Clique aqui para se inscrever.

The post Tesouro Direto: títulos públicos operam sem direção definida em dia de PIB do 1º trimestre appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -