terça-feira, junho 15, 2021
Home Investimentos Para gestora Julius Baer, correção no preço da prata indica limite da...

Para gestora Julius Baer, correção no preço da prata indica limite da força dos investidores de varejo

Silver

SÃO PAULO – Após provocar furor no mercado com a valorização das ações da GameStop, a força dos investidores pessoa física reunidos na plataforma Reddit para inflar os preços de determinados ativos parece começar a perder parte do seu fôlego.

Ao menos é essa a avaliação de Carsten Menke, estrategista de commodities da gestora Julius Baer, que aponta a queda de aproximadamente 10% nos preços da prata, desde os picos alcançados na segunda-feira, como exemplo.

Segundo o especialista, que também é o responsável por uma área de pesquisas da gestora chamada “Next Generation”, que busca teses estruturais de crescimento no mercado, a correção do metal foi influenciada principalmente pelo aumento da exigência de garantias (margem) pelas bolsas globais junto aos investidores, de modo a garantir a liquidação dos contratos futuros da prata. Esse tipo de cobrança, explica Menke, normalmente aumenta quando a volatilidade também sobe, e vice-versa.

“A forte reação da prata ao aumento da margem sugere que o rali da Reddit foi impulsionado principalmente por especuladores de curto prazo que saíram do mercado novamente, em vez de investidores de longo prazo”, escreve o estrategista do Julius Baer, em relatório.

A forte correção dos últimos dias, prossegue Menke, corrobora a visão da gestora de que não há uma grande posição vendida (que aposta na queda) no mercado de prata, e de que o ativo, portanto,  provavelmente não estará sob forte pressão exercida na ponta contrária pelos investidores pessoa física, como no caso da GameStop.

Saiba mais:
Goldman Sachs: prata segue como metal preferido, apesar de pressões no mercado

A queda de aproximadamente 2% do ouro desde o fim da semana passada também pesou para o recuo da prata, diz o especialista, em um ambiente de valorização recente do dólar e aumento dos rendimentos reais dos títulos públicos dos Estados Unidos.

Em um horizonte maior de tempo, a visão do Julius Baer é de que os preços do ouro devem continuar em uma gradual trajetória de baixa, em meio à retomada no nível da atividade projetada à frente.

“É improvável que a prata desafie a gravidade do ouro, e os preços devem se mover em sincronia, exceto quaisquer picos especulativos de curto prazo, como o dos últimos dias”, escreve Menke.

Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir

The post Para gestora Julius Baer, correção no preço da prata indica limite da força dos investidores de varejo appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -