sexta-feira, abril 16, 2021
Home Investimentos O episódio mais importante para o investidor

O episódio mais importante para o investidor

Howard Marks

Howard Marks é um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo. Especialista no mercado de dívidas e fundador da Oaktree Capital, que tem em torno de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão, Marks é uma das vozes mais influentes do mercado financeiro no mundo. 

Os “memos” que Marks escreve têm repercussão global e sua maior obra, “O Mais Importante para o Investidor” (The Most Important Thing) é um dos livros mais admirados do mercado financeiro e o mais recomendado nos quase dois anos do Stock Pickers. 

No episódio desta quinta-feira (18), o entrevistado é ele. Howard Marks nos “recebeu” em uma sala do Zoom há três semanas e nos deu sua opinião sobre o que mais importa para o investidor hoje: inflação, atuação dos bancos centrais, mercado de dívida, mercado de ações (tem bolha ou não?), o fenômeno GameStop e a pandemia.

Abaixo, selecionamos apenas uma pergunta e uma resposta sobre um dos assuntos mais quentes que conversamos (estímulo monetário e inflação), mas recomendamos FORTEMENTE que você aperte o play acima e ouça tudo.

Stock Pickers: O que acha que vai acontecer quando todo o estímulo monetário se for? Teremos mais pessimismo mais rápido? Dizem por aí que se a inflação vier, o Fed e outros Bancos Centrais terão que agir muito rápido e aumentar os juros. Acha que isso pode ser um problema? Acha que pode acontecer em breve?

Howard Marks: (…) Nos últimos 50 ou 60 anos, os economistas sempre disseram que a inflação é determinada por algo chamado Curva de Phillips, que diz que quando a taxa de desemprego cai, a inflação sobe. Por quê? Porque quando o desemprego diminui, a oferta de trabalhadores disponíveis é baixa, o que significa que o patrão tem que lidar com os trabalhadores que ele tem, e eles têm mais poder para negociar um aumento. Então os salários sobem e isso faz com que os preços das mercadorias que essas pessoas fazem subam. Portanto, uma relação inversa entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação. 

Bem… Há um ano tínhamos a taxa de desemprego mais baixa em 50 anos, 3,3%, ou algo assim, e ainda não tínhamos inflação. Portanto, a resposta é que ninguém sabe nada sobre inflação. É muito misterioso e você simplesmente não pode fazer previsões válidas.

Deu para sentir a profundidade?

Vozes

Este episódio tem duas versões: uma em inglês e outra dublada em português. Na versão original, você vai notar uma introdução um pouco diferente. Fizemos desta maneira porque pretendemos usar este episódio para convencer outros gestores internacionais a aparecer por aqui. Ray Dalio e Warren Buffett já estão recebendo nosso portfólio.

A versão em português tem uma voz diferente interpretando nosso entrevistado. Em vez de eu mesmo ou o Salomão dublarmos Marks, convidamos um profissional a altura, o Roberto Bomtempo. 

Bomtempo é ator e diretor com um currículo extenso de participações em peças, filmes e novelas. E mais importante: é membro do Clube Stock Pickers. Temos certeza que você vai pensar “já escutei essa voz antes…”. Provavelmente sim.

Roberto Bomtempo é a voz de Howard Marks no Brasil
Roberto Bomtempo é a voz de Howard Marks no Brasil
Deixe seu e-mail e receba a newsletter STOCK PICKERS toda semana!

check_circle_outline
Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline
Erro inesperado, tente novamente em instantes.

 

Quer mudar de profissão? O MBA em Ações e Stock Picking vai abrir as portas para que você seja o profissional mais disputado do mercado financeiro. Matricule-se agora.

 

The post O episódio mais importante para o investidor appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -