segunda-feira, janeiro 17, 2022
spot_img
HomeBrasilGreenpeace flagra avanço de queimadas na Amazônia

Greenpeace flagra avanço de queimadas na Amazônia

Imagens aéreas registradas pelo Greeenpeace em diferentes regiões da Amazônia flagraram recentemente o avanço das queimadas na floresta, um problema negligenciado pelo governo federal, segundo a entidade.

Segundo o Greenpeace, a Amazônia segue sob intensa ameaça. A ilegalidade e destruição continuam devastando grandes áreas.

“É importante analisar os focos de calor considerando também o desmatamento ocorrido recentemente na Amazônia. Muitas áreas foram derrubadas e degradadas recentemente e devem ser queimadas ilegalmente nos próximos meses, quando a vegetação remanescente fica mais seca e suscetível ao fogo. O pior está por vir, além dos próximos meses serem mais secos na Amazônia, os órgãos ambientais seguem enfraquecidos e o Congresso Nacional tem como uma de suas prioridades aprovar alterações na lei que incentivam ainda mais destruição ambiental e invasão de terras públicas”, diz Cristiane Mazzetti, gestora ambiental do Greenpeace.

Todos os anos, o Greenpeace sobrevoa a Amazônia para monitorar o aumento do desmatamento e os incêndios florestais. De 29 a 31 de julho de 2021, foram realizados voos sobre pontos com avisos Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real) e Prodes (Projeto de Monitoramento por Satélite da Amazônia Brasileira), além de focos de calor notificados pelo Inpe.

- Advertisment -spot_img