domingo, julho 3, 2022
HomeNotíciasFundo de investimentos: Giovanni Cataldi Neto considera quais são os seus tipos...

Fundo de investimentos: Giovanni Cataldi Neto considera quais são os seus tipos e suas vantagens

Você certamente já ouviu falar sobre  fundo de investimentos, não é mesmo? O economista Giovanni Cataldi Neto compreende que no mercado financeiro, o fundo de investimentos diz respeito a uma comunhão de recursos, que podem ser captados tanto por pessoas físicas quanto por jurídicas, tendo como finalidade ganhos financeiros obtidos a partir da aplicação em títulos ou valores imobiliários. Sendo assim, se deseja compreender melhor o assunto, confira abaixo os tipos de fundo de investimento e como funcionam:

Fundos de renda fixa

Primeiro vamos entender o que é renda fixa. Quando falamos de um investimento em renda fixa, estamos nos referindo a uma aplicação que possui regras de remuneração definidas no momento da negociação. Sendo assim, como esclarece o empresário, os fundos de renda fixa correspondem  a 80% desses ativos, e temos como exemplo: tesouro direto, títulos privados e títulos de emissão bancária.

Fundos multimercado

Por que são chamados de multimercado? Pois como o nome sugere, permite ao investidor que ele invista em ativos que pertençam aos mais variados mercados (renda fixa, câmbio, ações etc). Sendo assim, para Giovanni Cataldi Neto, esse tipo de fundo promove uma maior diversificação, além de serem versáteis e atenderem a todos os perfis de investidores.

Fundos de ações

Já nesse tipo de fundo, o foco das ações está na renda variável, que se trata de um tipo de aplicação em que cuja remuneração ou capital não pode ser dimensionado no momento do investimento. Dessa forma, na visão do economista, os fundos de ações são uma boa alternativa para aqueles que estão começando a investir na bolsa, pois dão acesso a um portfólio diversificado.

Fundos imobiliários

Nesse tipo de fundo, há a possibilidade do investidor ganhar com aluguéis e empreendimentos imobiliários, sem que haja a necessidade de comprar um imóvel. Como considera Giovanni Cataldi Neto, esses fundos são aplicados em imóveis, títulos do mercado imobiliário e em categorias específicas de empreendimentos (shoppings, escolas, etc).

Fundos de previdência privada

Para os fundos de previdência privada, dizemos que são voltados à construção de patrimônio e formação de renda para aposentadoria. Sendo assim, esse tipo de fundo serve então como uma alternativa ao sistema público de previdência. Na concepção do economista, esses fundos possuem vantagens tributárias e possuem diversificação no seu funcionamento.

Fundos cambiais

Por fim, os fundos cambiais se tratam dos investimentos em moedas estrangeiras, tal qual o dólar e o euro, correspondendo a cerca de 80% do patrimônio em ativos relacionados. Como compreende Giovanni Cataldi Neto, os fundos cambiais são comumente utilizados em operações de hedge, ou seja, na proteção de poder de compra quando realizado com base na oscilação da moeda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img