terça-feira, maio 24, 2022
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Dr. Maciel Carvalho comenta os principais indicadores para analisar a percepção do cliente

A percepção do cliente é um fator de extrema importância para os processos de vendas e fidelização de consumidores da marca. O empreendedor jurídico, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, esclarece que essa é uma ferramenta que consiste na percepção positiva do cliente ao ter o primeiro contato com a marca, produto ou serviço oferecido pela empresa. 

Através disso, além da rentabilidade, a fidelização desses clientes é conquistada, garantindo uma preferência e consolidação da sua marca no mercado. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros informa que essa estratégia auxilia na aquisição de clientes sem precisar dispor de novas abordagens de vendas para atrair clientes de longo prazo.

O professor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que, para aplicar estratégias que propiciem uma percepção positiva dos clientes, é fundamental que sejam utilizadas técnicas de análise que indicarão a visão dos consumidores para a empresa que, a partir disso, poderá coletar informações e aplicar as estratégias visando a melhoria e, em consequência, melhores resultados de vendas.

Para isso, ela pode ser mensurada de maneira simples, por meio de métricas de análise de desempenho, ferramentas e técnicas inteligentes. Um dos indicadores mencionados por Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros é a análise do tráfego do site, que pode ser feito com ferramentas como o Google Analytics para averiguar a percepção do cliente.

Outra métrica de análise é o tempo de permanência do usuário na página, o que permite uma percepção das tendências comportamentais dos usuários. Além disso, analisar as taxas de cliques dos e-mails de Marketing encaminhados para os clientes é um modo de averiguar se essa percepção é positiva. 

Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros também recomenda o método de avaliação de clientes em que ocorrem comentários ou análises de produtos, pois esses depoimentos, além de bons para a marca aprimorar seus processos e se tornar referência, também aumentam o entendimento da empresa quanto às experiências de seus consumidores. 

Por fim, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros indica também o método de pesquisas personalizadas para combinar perguntas direcionadas e amplas que possibilitam que a empresa verifique de maneira mais minuciosa a percepção dos clientes e suas experiências. Esses dados coletados possibilitam a descoberta de tendências de consumo, possibilidade de melhorias e elaboração de novas estratégias.

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