sexta-feira, abril 23, 2021
Home Brasil Preços do petróleo sobem 4% após Opep+ manter nível de produção de...

Preços do petróleo sobem 4% após Opep+ manter nível de produção de petróleo de março também em abril

Instalações de petróleo da Aramco

Autoridades da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) concordaram em manter os níveis de produção de petróleo de março também no mês de abril, anunciou o grupo nesta quinta-feira em comunicado.

Com isso, o contrato futuro do brent com vencimento em maio teve alta de 4,15%, a US$ 66,73 por barril, enquanto o WTI com vencimento em abril teve alta de 4%, a US$ 63,78 por barril.

O texto da Organização informa que a Arábia Saudita decidiu estender seu corte de 1 milhão de barris por dia (bpd) na oferta do óleo também para abril.

A Opep+ diz que houve “contribuições positivas” do pacto atual para “apoiar um reequilíbrio no mercado global de petróleo”, na esteira da reunião de abril de 2020 que selou o acordo atual de corte na oferta.

A exceção na escolha por manter o acordo de março no mês de abril foram Rússia e Casaquistão. Os dois países poderão aumentar a produção em 130 mil e 20 mil bpd, respectivamente, “devido a padrões continuados de consumo sazonal”, diz o texto.

A Opep+ teve em março uma taxa geral de cumprimento do acordo de produção de 103%, ou seja, o corte terminou por ficar acima do combinado.

O comunicado elogia a Nigéria por ter compensado volumes extras produzidos em meses anteriores e diz que outros países farão essa compensação até julho de 2021. De qualquer modo, nota que o nível de cumprimento geral do pacto segue elevado.

Na avaliação da Opep+, houve uma melhora recente no sentimento do mercado, apoiada por programas de vacinação contra a covid-19 e por pacotes adicionais de estímulo em algumas economias importantes. Os países, porém, dizem que seguirão “vigilantes e flexíveis”, diante das “condições incertas do mercado”.

O comunicado informa ainda que a próxima reunião do Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto (JMMC, na sigla em inglês) deve ocorrer em 31 de março. Em 1º de abril ocorrerá a próxima reunião da Opep+, diz o texto.

(Com Estadão Conteúdo)

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.

The post Preços do petróleo sobem 4% após Opep+ manter nível de produção de petróleo de março também em abril appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -