domingo, abril 11, 2021
Home Brasil Índices futuros americanos operam sem direção definida, enquanto bolsas europeias e asiáticas...

Índices futuros americanos operam sem direção definida, enquanto bolsas europeias e asiáticas sobem com reunião do Fed no radar

baixa gráfico índice

Nesta terça (16), os índices futuros Dow e S&P oscilam negativamente, enquanto o Nasdaq Futuro tem alta. Na segunda, Dow e S&P fecharam com altas recordes, impulsionadas por otimismo quanto à reabertura da economia. Foi o 14º recorde positivo da Dow em 2021, e a sétima alta seguida da bolsa.

Os mercados mantêm o foco sobre o Federal Reserve, o banco central americano, que inicia hoje sua reunião de dois dias. Na quarta (17), o presidente do Fed, Jerome Powell, deve realizar uma declaração sobre suas previsões para a economia e a tendência da política da instituição.

Há semanas, os rendimentos de títulos do Tesouro americano com vencimento em dez e 30 anos vêm aumentando, sinalizando a expectativa de recuperação da economia e alta da inflação.

Na segunda, os títulos com vencimento em dez anos estavam sendo negociados com juros de cerca de 1,6%. A alta pode ter impacto no mercado de ações, cujos ganhos podem ficar comparativamente menos atrativos do que os de títulos, considerados seguros por serem garantidos pelo governo, que tem o poder de criar impostos.

Na quinta, o Banco da Inglaterra também realizará um encontro, e o Banco do Japão iniciará seu encontro de dois dias para discutir a política da instituição.

As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em alta na terça, após um começo relativamente fraco na semana, também com a reunião do Fed no radar.

Na Europa, o índice Eurostoxx, que reúne ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, sobe 0,39%.

O noticiário a respeito da vacinação continua como foco central no continente. Na segunda, as três maiores economias da União Europeia, Alemanha, Itália e França, suspenderam a vacinação com o imunizante desenvolvido pela parceria entre AstraZeneca e Universidade de Oxford, após relatos de coágulos sanguíneos surgirem entre pessoas que haviam utilizado a vacina.

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) insiste que a vacina é segura, que não foi encontrada uma associação entre a imunização e o surgimento de coágulos.

Especialistas têm ressaltado que a proporção de pessoas que desenvolveram estes sintomas após tomar a vacina não é maior do que a proporção entre a população em geral, de acordo com os dados disponíveis até o momento.

Em uma declaração, a agência ressaltou que “muitas milhares de pessoas desenvolvem coágulos sanguíneos todo ano na União Europeia, por diversos motivos”, e que o número de incidentes entre aqueles vacinados “não parece ser mais alto do que o observado na população em geral”.

Assim, “os benefícios da vacina da AstraZeneca em evitar a Covid-19, com seu risco associado a hospitalização e morte, supera os riscos de efeitos adversos”.

O cientista-chefe da OMS (Organização Mundial de Saúde), Soumya Swaminathan afirmou na segunda: “nós não queremos que as pessoas entrem em pânico, e recomendaríamos, neste momento, que os países continuem se vacinando com a AstraZeneca”.

Na sexta, a Sociedade Internacional de Trombose e Hematose, que representa especialistas médicos ao redor do mundo, havia afirmado que “o pequeno número de eventos trombóticos, em relação às milhões de doses de vacinas contra a Covid não sugerem uma ligação direta”.

Nesta terça, membros da OMS e da EMA devem se reunir, separadamente, para discutir a questão. Na quinta, a EMA deve realizar uma reunião extraordinária para decidir sobre a tomada de novas ações.

Entre no grupo do InfoMoney no Telegram para ter acesso a este conteúdo e faça parte de uma comunidade de mais de 138 mil pessoas que acompanham a plataforma.

O Telegram do InfoMoney oferece gratuitamente uma cobertura em tempo real do mercado financeiro. Traz também análises e as principais notícias que movimentam as Bolsas, aqui e no exterior.

The post Índices futuros americanos operam sem direção definida, enquanto bolsas europeias e asiáticas sobem com reunião do Fed no radar appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -