sexta-feira, fevereiro 26, 2021
Home Brasil Governo deve publicar MP de privatização da Eletrobras nesta terça, dizem fontes...

Governo deve publicar MP de privatização da Eletrobras nesta terça, dizem fontes à Reuters; ações saltam 10%

O governo do presidente Jair Bolsonaro trabalha para publicar ainda nesta terça-feira uma medida provisória associada a seus planos de privatização da elétrica federal Eletrobras (ELET3;ELET6), disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.

Em meio à notícia, os papéis da companhia estatal aceleram os ganhos: às 13h20 (horário de Brasília), a alta era de 11% para os ativos ON, a R$ 32,09 e de 10,23% para os papéis PNA, a R$ 32,24.

A MP, que deve permitir que o BNDES inicie estudos sobre a desestatização da companhia, deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União, segundo as fontes, que falaram sob a condição de anonimato devido à sensibilidade do tema.

“A tendência é sair hoje mesmo em Diário Oficial da União edição extraordinária”, disse uma das fontes à agência.

Uma segunda pessoa disse que a intenção do governo com a MP, além de dar início ao processo, é “dar um sinal” ao mercado sobre o compromisso de Bolsonaro com a privatização.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adiantou nesta terça-feira que a Medida Provisória (MP) da privatização da Eletrobras virá com golden share – ação de classe especial que garante à União poder de veto em questões estratégicas -, além de uma democratização de gestão e injeção de capital.

No entanto, ao comentar sobre possíveis privatizações que estão na agenda da Câmara, o parlamentar reforçou que o foco da Casa nos próximos dois meses será a votação de reformas. “Nós devemos isso ao país” afirmou.

Sobre a privatização da Eletrobras, Lira declarou, em entrevista dada ao Valor, não se importar com o fato de a Medida ser votada primeiro no Senado.

De acordo com o parlamentar, isso garante uma tramitação mais rápida para o projeto. Além de elogiar o governo ter chamado os líderes da Câmara e do Senado para “destrinchar” a medida.

Para ele, tanto a privatização da Eletrobras como a dos Correios são medidas que estão “maduras” para discussão e votação. “Eu não acredito que será do dia pra noite” disse, sobre a votação dos projetos. “Terá um prazo de acomodação, como todos os auxílios dos órgãos de fomento, como BNDES e outros, para fazer um desenho mais correto de como será feito a médio e longo prazo, mas tem que ser feito, esse assunto tá mais do que maduro para discussão e votação. Correios da mesma forma”, declarou.

(com Reuters e Agência Estado)

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Governo deve publicar MP de privatização da Eletrobras nesta terça, dizem fontes à Reuters; ações saltam 10% appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -