segunda-feira, março 1, 2021
Home Brasil Gerenciamento de Risco no Day Trade

Gerenciamento de Risco no Day Trade

Além do emocional, outro fator que acaba frustrando muitas pessoas que não conseguem se tornar um trader é o gerenciamento de risco.

Trata-se do processo de planejar, organizar e controlar os recursos financeiros e técnicos das suas operações. Isso é necessário para que você possa minimizar perdas ou aproveitar as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer.

O mercado financeiro é um mundo de incertezas, representa riscos e oportunidades, com potencial para trazer liberdade financeira ou prejuízos enormes. O valor do seu trade será maximizado quando forem estabelecidas estratégias e objetivos para alcançar retorno de investimentos e ter clareza sobre os riscos associados.

Um dos entendimentos que todas as pessoas que desejam ser day traders precisam aceitar é que você vai perder dinheiro. Sim, a realidade é que você não vai acertar todas as operações. O importante é ganhar mais do que perder.

E por mais que muitas pessoas achem bacana fazer day trade, não se esqueça que há contas no final do mês para pagar e esse dinheiro virá dos seus resultados, se você quer ser um trader profissional.

O gerenciamento nas suas operações depende de dois fatores: o técnico e o financeiro.

1. Técnico – Cada trader possui uma estratégia que deve definir onde será o seu stop, ou seja, até onde você aceita permanecer em uma operação caso dê errado.

Todo trader precisa de um plano tático claro sobre as ações que ele vai tomar em cada operação. Por isso, em meio a tantas técnicas é importante escolher uma que se encaixe no seu perfil.

Se você é muito conservador e tenta aplicar uma técnica onde a perda de dinheiro é muito grande, você não vai conseguir se manter na estratégia.

Nessa jornada, o trader vai conhecer várias formas de operar, até encontrar qual é a mais adequada ao seu perfil.

2. Financeiro – Aqui falamos da educação básica que muitas pessoas não têm em suas vidas financeiras. Por isso, quando chegam no day trade, as operações se tornam um desastre.

Você nunca vai ter liberdade financeira se gasta mais do que ganha, esbanja dinheiro e não consegue controlar o orçamento. Todo mês, viverá no pesadelo de pensar em como pagar tantas contas.

O principal erro dos iniciantes é justamente nunca fazer esse controle sobre ganhos e perdas, quanto pode arriscar e até onde pode perder.

A união dessas duas formas de gerenciamento é o que vai garantir o sucesso para quem deseja se tornar um trader. Encontrar uma técnica em que você saiba muito bem o quanto está arriscando para o possível retorno que o trade pode te dar, que seja mais adequada ao seu perfil.

Em contrapartida, no lado financeiro, saiba o quanto pode perder. Todo mundo tem um limite!

Eu faço o meu gerenciamento utilizando a média de ganhos dos últimos 15 dias – o valor disso é o que define o meu limite de perda por dia. Também faço a mesma ação para o ganho das semanas, meses etc. O importante para mim é nunca perder mais do que ganho.

Lembre-se que se você gastar mais do que ganha de salário, não vai conseguir pagar as contas. No trade, faço parecido: nunca aceito perder mais do que estou ganhando. Se acontecer, eu paro de operar por aquela semana.

Pode ser que outros traders utilizem outro tipo de gerenciamento de risco. Tudo depende da técnica e do quanto cada pessoa está disposta a arriscar.

Não adianta você ter dinheiro e saber ou estar confortável com a técnica que executa, assim como quem aceita perder mais do que ganhar se não avalia os riscos corretamente. Assim como não adianta ter impaciência e operar mais contratos do que seu capital financeiro permite, tenha paciência em começar com pouco e multiplicar.

Em resumo, não existe o melhor jeito de fazer o gerenciamento, são muitas variáveis e cada trader tem que encontrar a melhor para si. Mas não vejo um trader ter sucesso sem equilibrar a técnica e o financeiro para ter sucesso.

Em curso gratuito, analista Pamela Semezzato explica como conseguiu extrair da Bolsa em um mês o que ganhava em um ano em seu antigo emprego. Deixe seu e-mail para assistir de graça.

The post Gerenciamento de Risco no Day Trade appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -