terça-feira, maio 11, 2021
Home Brasil Ganho dinheiro no day trade e devolvo tudo. O que fazer?

Ganho dinheiro no day trade e devolvo tudo. O que fazer?

Homem segura o rosto com as mãos, cabisbaixo, diante do computador com gráficos de ações

Se o investidor está na caminhada para se tornar um trader há algum tempo, já deve ter feito diversos cursos, tentado várias estratégias, até que finalmente ele percebe que encontrou algo que está funcionando.

Contudo, algumas vezes ele pode terminar o dia no negativo e sem dinheiro.

A verdade é que o trader iniciante precisará acumular um bom tempo de experiência, investir em estratégias e conhecer técnicas até encontrar uma que funcione para ele.

Mas, depois de tudo isso, onde está o dinheiro?

Muitas vezes pensamos que o problema é a técnica. Tentamos fazer uma mistura de várias estratégias, muitas vezes sem entender bem o que realmente estamos fazendo, na esperança de conseguir a tão sonhada consistência dos traders profissionais.

Mesmo com alguma experiência e tempo operando, a questão emocional ainda é uma grande barreira que precisa ser vencida.

Muitas vezes o trader até consegue ter lucro nas operações, mas ele não sabe o momento de parar. Ele pode até estipular metas, mas quando executa sua técnica e o dinheiro aparece, ele logo pensa: por que não ganhar mais um pouco?

É nesse momento que o trader acaba não seguindo o seu plano, suas metas e todas as outras estratégias que prometeu para si mesmo que seguiria.

A autossabotagem e a ganância também são questões que acabam influenciado o trade. Um ganho acaba se revertendo em uma perda.

Outro comportamento comum nesse momento é a busca por reverter a situação. Já influenciado pela perda, ele pensa em fazer uma nova operação para recuperar o prejuízo. Mas, a essa altura, o controle emocional já foi comprometido, pois o investidor sabe que não cumpriu seu plano.

Parar de operar e até mesmo aceitar perdas, principalmente quando elas são pequenas, exige muito autocontrole e amadurecimento do trader.

Ser um trader profissional exige que o investidor siga o plano à risca, sem inventar ou mudar o plano durante o percurso. A ideia de recuperar as perdas é a que mais gera “loss”.

É importante valorizar cada centavo que se ganha nas operações de trade e isso faz parte da estratégia. Se o plano – que foi desenhado por horas ou dias – não é seguido, o trader não terá sucesso e não conseguirá obter consistência e confiança em suas operações.

Nem sempre o trader conseguirá entender esse tipo de comportamento. Por isso, é bom que ele busque encontrar os gatilhos que acionam esse tipo de reação e, assim, possa mudá-la. Sim, resultados diferentes exigem mudanças.

Atuando no mercado como trader, o investidor precisará aprender a lidar com a perda. Talvez esse tipo de reação esteja no inconsciente, mas ele deverá alterar esse viés de atuação.

Será necessário rever conceitos para assumir o controle das ações quando ele estiver operando. Somente assim ele poderá mudar seus comportamentos e seus resultados.

O trader também deve aprender a valorizar o dinheiro que ganha e, acima de tudo, respeitar as suas estratégias.

A atitude de não evitar grandes prejuízos diz muito sobre o quão amadora uma pessoa pode ser atuando como trader. Se existe o pensamento de que um dia ele ganhará muito dinheiro de uma só vez, isso só mostra que ele ainda não entendeu que é o pouco de todo dia que vai levá-lo a alçar voos maiores.

Trabalhar como trader não é sinônimo de enriquecimento rápido. Não importa se o investimento é de longo prazo ou day trade. Atuar no mercado financeiro sempre deve ser uma estratégia de longo prazo.

Porém, é preciso se manter vivo diante das oscilações do mercado, com atitudes corretas e que sigam seu plano.

Assim, o trader será capaz de realmente atingir a consistência, perder pouco e prolongar seus ganhos.

Encontre esses gatilhos mentais. Assim que identificar, sempre se pergunte se a operação faz parte do seu plano. É essencial não gastar seu ativo mais valioso: o tempo.

Planejar o que fazer para depois não seguir e ainda acabar devolvendo o lucro, o “gain”, não é um bom caminho. Quem alcança sucesso são os traders que conseguem ser fiéis as suas estratégias.

Quer viver de renda? Estes 3 ativos podem construir uma carteira poderosa. Assista no curso gratuito Dominando a Renda Passiva.

The post Ganho dinheiro no day trade e devolvo tudo. O que fazer? appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -