terça-feira, maio 11, 2021
Home Brasil Fed mantém juros nos EUA próximos de zero, mas enxerga melhora da...

Fed mantém juros nos EUA próximos de zero, mas enxerga melhora da economia e avanço da inflação

SÃO PAULO – O Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros nos Estados Unidos e as compras de títulos mensais, apesar de reconhecer que a economia está em aceleração no país.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) manteve as taxas de curto prazo próximas de zero enquanto segue com as compras de pelo menos US$ 120 bilhões em títulos por mês.

Apesar de apontar a força econômica e também a inflação em alta, o Fomc decidiu por unanimidade não fazer nenhuma alteração em sua estratégia atual.

O comunicado do Fed afirma que os esforços para combater a pandemia da Covid-19 ajudaram a impulsionar a economia americana, embora ainda há mais que precise ser feito. “Em meio ao progresso nas vacinações e forte apoio às políticas, os indicadores de atividade econômica e de emprego se fortaleceram”, disse o comitê.

“Os setores mais afetados pela pandemia continuam fracos, mas mostraram melhorias”, diz o texto. “A inflação subiu, refletindo em grande parte fatores transitórios. As condições financeiras gerais permanecem acomodatícias, em parte refletindo medidas de política para apoiar a economia e o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA”.

Apesar do otimismo, a autoridade americana diz que o avanço da economia ainda depende do curso da pandemia. “A atual crise de saúde pública continua pesando sobre a economia, e os riscos para as perspectivas econômicas permanecem”, diz o comunicado. Na reunião de março, esse trecho incluía “emprego” também, indicando que os diretores do Fed estão percebendo uma melhora no mercado de trabalho.

A decisão ocorre um dia antes do Departamento de Comércio divulgar os números preliminares do PIB do primeiro trimestre, que devem mostrar um ganho de 6,5%. A maioria dos economistas, incluindo os do próprio Fed, espera que os EUA tenham seu melhor ano desde pelo menos 1984.

Quer gerar uma renda extra na Bolsa? Curso gratuito do InfoMoney ensina a fazer o seu primeiro trade na prática, em menos de uma semana. Inscreva-se aqui.

The post Fed mantém juros nos EUA próximos de zero, mas enxerga melhora da economia e avanço da inflação appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -