quarta-feira, abril 14, 2021
Home Brasil Emprego nos EUA e Brasil, feriado e fim da temporada de balanços:...

Emprego nos EUA e Brasil, feriado e fim da temporada de balanços: o que acompanhar nesta semana

Ações Bolsa

SÃO PAULO – Em meio a um cenário bastante volátil nos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior, com questões de aumento de casos de Covid-19 na Europa ou o lado fiscal e político por aqui, os investidores terão pregões bastante agitados nos próximos dias.

Um evento importante para ficar de olho nos próximos dias é a situação do Canal de Suez, onde um navio porta-contêineres está bloqueando a passagem desde a última terça-feira.

A paralisação prolongada do tráfego em uma das hidrovias mais importantes do mundo coloca ainda mais pressão sobre transportadoras de contêineres que já operam com capacidade total. Isso pode causar atrasos onerosos para empresas europeias que dependem de um fluxo constante de importações da Ásia e para consumidores, que se acostumaram com compras online rápidas durante a pandemia.

Outro impacto dessa paralisação está no petróleo, que registrou alta nos últimos pregões por conta de um possível reflexo no transporte da commodity na região. A expectativa é que a situação não melhore antes de quarta-feira (31).

Para o investidor, importante lembrar também que, apesar da Bolsa continuar aberta nos dias de feriados antecipados em São Paulo, nesta sexta-feira (2) será feriado nacional e o mercado ficará fechado. Além disso, não haverá também negócios com ADRs porque Wall Street não irá abrir por conta da Sexta-feira Santa.

No lado corporativo, a semana marcará o fim da temporada de resultados do quarto trimestre, com a divulgação de cerca de dez balanços entre segunda e quarta-feira (31).

Além disso, o fechamento do pregão na quarta não marca apenas o fim do mês, mas também do trimestre, que é um momento importante de rebalanceamento de fundos e pode deixar algumas ações voláteis, principalmente porque também será divulgada na quinta-feira (1) a prévia da nova carteira do Ibovespa, que pode ter a entrada e saída de alguns papéis.

Agenda de indicadores

No calendário doméstico, na terça-feira (30) será apresentado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que tem mostrado forte variação nos últimos meses e já acumula mais de 31% de alta no acumulado de 12 meses.

Já na quinta (1) será divulgada a Produção Industrial do País, dado importante para entender como está a dinâmica da economia brasileira e o ritmo de recuperação após o choque da pandemia no ano passado.

Por fim, no Brasil, sairão indicadores de emprego, que a equipe do Bradesco ressalta a importância por conta da divergência entre os números do Caged e da Pnad Contínua quanto ao ritmo de recuperação do mercado de trabalho.

Já no exterior, a bateria de Índices de Gerentes de Compras (PMIs), em especial na China na terça durante a noite e nos Estados Unidos na quinta, serão acompanhados de perto para o mercado entender como estão se comportando as duas maiores economia do mundo.

Nos EUA, também será importante ficar de olho nos números de emprego. Na quarta sai o Relatório Nacional de Emprego ADP, que mostra a criação de vagas no setor privado do país. Já na sexta, mesmo com o mercado fechado, sairá o Relatório de Emprego, conhecido como Payroll, um dos mais importantes dados dos EUA e que ajuda a projetar o que esperar das decisões de política monetária do Federal Reserve.

Para conferir a agenda completa de indicadores, clique aqui.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

The post Emprego nos EUA e Brasil, feriado e fim da temporada de balanços: o que acompanhar nesta semana appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -