domingo, abril 11, 2021
Home Brasil Coronavírus sem controle, ata do Copom, PIB dos EUA e resultados: o...

Coronavírus sem controle, ata do Copom, PIB dos EUA e resultados: o que acompanhar nesta semana

SÃO PAULO – Após as decisões de política monetária agitarem o mercado na semana passada, para os próximos dias os investidores contam com uma agenda mais esvaziada, mas com alguns indicadores bastante importantes, em especial aqui no Brasil e também nos Estados Unidos.

Enquanto isso, segue como destaque no radar a pandemia do coronavírus, com sinais de estar fora de controle no Brasil, pode levar a medidas mais drásticas de governos estaduais e prefeituras, o que levaria a um impacto grande na economia já fragilizada. A cidade de São Paulo decidiu antecipar cinco feriados e já a partir desta sexta-feira (26) ficará com estabelecimentos fechados até o dia 4 de abril.

Já na agenda de indicadores, o destaque fica para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que na última quarta se mostrou mais duro ao elevar a taxa Selic em 075 p.p., para 2,75%, indicando em seu comunicado ainda que deverá fazer um novo aumento da mesma magnitude no próximo encontro, em maio.

Analistas e investidores olharão com atenção para o documento, que será divulgado na terça-feira (23), que poderá trazer novas sinalizações e uma explicação melhor da visão do Banco Central para o cenário econômico.

E um dos principais fatores que tem pressionado o BC a elevar os juros, a inflação também será foco do mercado esta semana. Na terça sai o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e quinta-feira (25) será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial.

Com os preços em forte trajetória de alta, analistas destacaram que a estratégia do Copom em subir os juros de forma mais incisiva também é sinal de que a autoridade monetária luta para evitar que a inflação termine o ano acima do teto da meta.

Já no exterior, a semana contará com uma bateria de indicadores nos EUA e também no Reino Unido, mas as atenções se voltam mesmo para o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB) americano, que sai na quinta, com expectativa do mercado, segundo compilado da Refinitiv, de manutenção da alta de 4,1% mostrada anteriormente.

Para a equipe de análise do Bradesco, as sondagens de março em diversos países devem reforçar a aceleração em curso da atividade global no trimestre. “Já os dados de consumo e gastos nos EUA devem registrar contração, em linha com o recuo das vendas do setor varejista no período, refletindo a interrupção dos auxílios financeiros às famílias no final do ano passado”, afirmam.

No noticiário corporativo, os investidores ficam atentos à nova tentativa da realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Gol (GOLL4), que irá analisar a proposta de reestruturação societária da companhia. O encontro estava marcado para semana passada, mas acabou adiado e está previsto para quarta-feira (24).

A assembleia será para debater a proposta da Gol para incorporação da Smiles (SMLS3), mas acionistas minoritários da empresa de milhagem contestam o projeto, o que deve agitar a reunião.

Enquanto isso, a temporada de resultados do quarto trimestre segue bastante agitada, com cerca de 20 balanços previstos para sair nos próximos dias.

Entre os destaques estão Locaweb (LWSA3) e JBS (JBSS3) na quarta, Bradespar (BRAP4), Sabesp (SBSP3) e CPFL (CPFE3) na quinta, e Cogna (COGN3) e Ser Educacional (SEER3) na sexta.

Para conferir a agenda completa de indicadores, clique aqui.

Transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos é possível. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

The post Coronavírus sem controle, ata do Copom, PIB dos EUA e resultados: o que acompanhar nesta semana appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -