quarta-feira, abril 14, 2021
Home Brasil Clear corretora ganha prêmios de melhores broker, taxas e app

Clear corretora ganha prêmios de melhores broker, taxas e app

A disputa pelos investidores do varejo segue acelerada entre as corretoras acompanhando a forte migração dos ativos de renda fixa para a renda variável. Nem mesmo a pandemia da covid-19 que levou à instabilidade nos mercados freou o movimento de diversificação nos portfólios, necessário em um ambiente de juro baixo.

Nos últimos anos, foram vários os movimentos das corretoras independentes, que têm papel importante na formação deste novo investidor, para conquistar uma fatia dos recursos que buscam a renda variável.

Dentro deste contexto, a nova aposta é na melhora da experiência digital dos clientes, assegurando um acesso remoto seguro e intuitivo. Quem foi protagonista dentro deste processo em 2020 foi a Clear Corretora.

Foram 18 meses de trabalho intenso e R$ 10 milhões investidos na reformulação do site e do app. O resultado veio rápido. Poucos meses após implantar as novas ferramentas, a Clear foi escolhida a melhor corretora em alguns dos serviços prestados.

No Guia Melhores Empresas de Investimentos, da plataforma do Yubb, a Clear conquistou três das 10 categorias segmentadas: melhores taxas, melhor home broker e melhor aplicativo para investimentos. O buscador de investimentos Yubb compilou as avaliações dos investidores feitas ao longo de ano para a escolha das melhores corretoras. O levantamento, feito anualmente, foi realizado no período de 31 de janeiro de 2020 a 31 de janeiro de 2021 e contou com a participação de 110.514 pessoas.

“Para a remodelação das ferramentas fomos ouvir os investidores, perceber o que precisávamos melhorar, identificar a dor do cliente para trazer as melhores soluções”, comenta Roberto Indech, estrategista-chefe da Clear Corretora ao explicar parte do sucesso das mudanças. “Além de melhorar o layout e a experiência de navegabilidade, investimos em infraestrutura e capacidade para dar suporte ao crescimento deste mercado.”

Foram várias as novidades no home broker e no app da Clear lançadas no segundo semestre do ano passado. Há dois módulos, o day trade e o swing trade, para perfis diferentes de investidor dependendo do prazo que pretende manter os ativos na carteira, a forma de operar o mercado etc. “Temos os dois públicos, mas vejo que há um crescimento grande de jovens investidores que buscam fazer o buy and hold, ou seja, permanecer com o ativo mais tempo na carteira,” comenta Indech, acrescentando que a corretora dá suporte aos dois perfis.

App com playlists de ações

No app da Clear, entre as novidades estão as playlists de ações. “É como ocorre nos aplicativos de música, nós temos nossa playlist com as melhores ações e o investidor também pode fazer a playlist dele”, explica Yan Fernandes, gerente de produto digital da Clear. “Podemos criar, por exemplo, uma playlist das ações que mais se beneficiaram com a vacina contra a covid”, cita como exemplo o executivo.

Outra ferramenta criada se chama Explorar – que não é uma carteira recomendada – e permite ao investidor conhecer melhor o mercado, avaliar determinado papel e seu comportamento. Há na ferramenta a opção tradicional, no modelo de book com cotações e volumes negociados, e também a análise gráfica daquela ação. O Explorar por enquanto está disponível apenas no app, mas a Clear deve levar a ferramenta também para o site.

A corretora tem hoje 2 milhões de clientes cadastrados e 50% deles são ativos, ou seja, compram e vendem ativos neste momento ou têm recursos aplicados na casa. Boa parte dos clientes que estão chegando na Clear são jovens, acompanhando uma tendência do mercado de ações, o que explica a atenção dada às ferramentas digitais, em especial ao app. “É um público que busca facilidade para operar e demanda a melhor experiência de navegabilidade e acesso à informação”, comenta Fernandes citando a mudança no perfil de cliente do mercado acionário, antes na faixa dos 45 a 60 anos e que hoje passou a 25 a 40 anos.

O processo de aceleração digital da Clear corretora deve continuar ao longo de 2021. Além da função Explorar, que será incluída na versão da web, o investidor também poderá negociar opções de ações no aplicativo, o que hoje não está liberado. Mas o projeto mais inovador, e que pode ser anunciado neste semestre, é a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para o investidor conhecer melhor seu perfil de comportamento. Uma das possibilidades é que a IA ajude na identificação de vieses.

Ao analisar o comportamento de um investidor, é possível classificá-lo como um cliente que segura o ganho e alonga a perda – ou vende rápido quando está ganhando e espera muito para se desfazer de uma posição ruim. Este é um exemplo de como o investidor, utilizando a IA, pode conhecer seu modo de funcionamento e, a partir daí, melhorar seu processo decisório.

“Hoje está na fase de teste controlado, mas podemos iniciar, em breve, com os traders e depois abrir para os demais clientes da plataforma”, comenta Fernandes. “Não queremos ser aquela corretora que não se importa com o desempenho do cliente. Ao contrário, na Clear trabalhamos para que ele opere e ganhe com seus investimentos. Por isso zeramos a corretarem em 2018* e agora fazemos todo o esforço digital para oferecer este suporte.”

Invista na Bolsa com taxa ZERO para corretagem de ações e com os melhores home brokers e apps: abra uma conta gratuita na Clear.

*Algumas operações estão sujeitas a cobranças. Confira nossos custos em: clear.com.br/site/custos

Disclaimer: Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).

The post Clear corretora ganha prêmios de melhores broker, taxas e app appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -