quarta-feira, abril 14, 2021
Home Brasil China estuda joint venture para acessar dados de gigantes de tecnologia

China estuda joint venture para acessar dados de gigantes de tecnologia

Bandeiras da China ao vento

(Bloomberg) – O governo da China planeja criar uma joint venture com gigantes de tecnologia do país que supervisionaria os lucrativos dados coletados de centenas de milhões de consumidores, de acordo com pessoas a par do assunto.

O plano preliminar, coordenado pelo Banco Popular da China, marcaria uma escalada significativa nas tentativas dos reguladores de aumentar o controle sobre o setor de Internet do país. O projeto prevê a criação de uma entidade apoiada pelo governo juntamente com algumas das maiores plataformas de comércio eletrônico e pagamentos da China, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

As empresas online seriam os acionistas iniciais da joint venture, embora executivos no comando precisem ser aprovados pelo regulador, disseram as fontes. O banco central não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A proposta está entre uma série de opções sendo consideradas para cristalizar a meta do governo de Pequim de obter maior controle sobre os dados coletados por gigantes online como Alibaba e Tencent ou startups como ByteDance e Meituan. Neste mês, empresas foram incentivadas a fornecer dados em áreas como e-commerce a redes sociais para promover o desenvolvimento saudável das economias online e de compartilhamento em relatório que delineou as prioridades do Partido Comunista.

Mudanças das regras

Um dos principais obstáculos para tal joint venture seriam as regras existentes sobre privacidade de dados, que dão aos indivíduos o direito de decidir como suas informações são usadas, disse uma das pessoas. Colocar dados dos consumidores sob a supervisão de uma empresa ou do governo exigiria mudanças na lei, disse a fonte.

Ainda não está claro qual seria o escopo geral da nova entidade, que tipos de dados a empresa gerenciaria e de quais fontes. Uma parte da proposta prevê a formação de alianças estratégicas com instituições estatais para facilitar o compartilhamento de dados, disse uma das pessoas, sem fornecer mais detalhes.

O Partido Comunista recentemente sinalizou a intenção de aumentar o controle dos setores de Internet, comércio eletrônico e finanças digitais após décadas de uma abordagem relativamente independente que criou uma geração de bilionários.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

The post China estuda joint venture para acessar dados de gigantes de tecnologia appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -