quarta-feira, abril 14, 2021
Home Brasil BC trabalha com taxa real neutra de 3%, taxa nominal de 6,5%,...

BC trabalha com taxa real neutra de 3%, taxa nominal de 6,5%, diz Kanczuk

BRASÍLIA (Reuters) – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, disse nesta quinta-feira que seu cenário básico contempla uma taxa de juros real neutra de 3% para a economia brasileira o que, somada a uma inflação de 3,5%, aponta para uma taxa nominal neutra de 6,5%.

A Selic está atualmente em 2,75% ao ano e, em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) informou estar dando início a um processo de “normalização parcial” da taxa. Kanczuk disse que o uso dessa expressão não é um compromisso, mas uma indicação de para onde a política deve caminhar.

“Estamos trabalhando com taxa de 3% real no cenário básico”, disse Kanczuk, em inglês, em evento virtual do banco BNY Mellon.

“Se você somar uma inflação de 3,5%, então você tem uma Selic de 6,5% como uma taxa nominal neutra, estou te dando isso. Ainda que eu tenha um desvio padrão grande, é assim que estou olhando para a coisa, é minha melhor suposição. Isso vai evoluir ao longo do tempo e vou dar (comunicar) qualquer mudança que terei nessa taxa neutra.”

Entenda o método para realizar análises e não se perder em momentos turbulentos. A série gratuita One Good Trader, com Gilberto Coelho, te ensina como – inscreva-se!

The post BC trabalha com taxa real neutra de 3%, taxa nominal de 6,5%, diz Kanczuk appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -