sexta-feira, setembro 17, 2021
Home Investimentos Banco Central parece não ter plano de voo e busca recuperar credibilidade...

Banco Central parece não ter plano de voo e busca recuperar credibilidade no mercado, diz economista da Polo Capital

SÃO PAULO – A alta da taxa Selic em um ponto percentual, para 5,25% ao ano, na noite desta quarta-feira (04), junto da sinalização passada pelo Banco Central (BC) de que deve levar os juros para um patamar acima do neutro, isto é, com potencial contracionista para a economia, é o caminho que a autoridade monetária encontrou para tentar recuperar sua credibilidade no mercado.

Ao menos é essa a avaliação da economista Luciana Vieira, sócia da gestora Polo Capital. “O BC virou um banco central totalmente reativo à inflação corrente, parece que não tem um plano de voo”, afirma.

Luciana lembra que, até duas reuniões atrás, a sinalização passada ao fim do encontro do Copom era de uma normalização parcial dos juros. Em junho, a indicação já havia mudado, apontando para uma normalização da Selic até o ponto considerado neutro. E nesta quarta, veio a mensagem de que os juros podem precisar subir acima do ponto neutro.

“Parece que o BC perdeu a credibilidade, e está colocando todas as cartas na mesa para tentar recuperá-la, só que isso vai ter um custo alto”, diz a economista, fazendo alusão ao impacto que a postura mais incisiva da autoridade monetária pode acarretar sobre as perspectivas de recuperação da atividade econômica. “Acreditamos que o BC está no modo pânico.”

Durante participação em live do InfoMoney, Fábio Akira, economista-chefe da BlueLine Asset Management, e Marco Mecchi, head de estratégia macro da MZK Investimentos, recém-adquirida pela AZ Quest, também destacaram a novidade do comunicado em que o Copom informa a intenção de levar a taxa Selic para um nível acima do considerado neutro.

“Neste momento, o cenário básico e o balanço de riscos do Copom indicam ser apropriado um ciclo de elevação da taxa de juros para patamar acima do neutro”, diz o comunicado do BC.

Quando está abaixo do ponto neutro, a intenção da autoridade monetária com a taxa Selic é gerar um estímulo para o aquecimento da economia, e, quando está acima desse ponto, o objetivo é reduzir o ritmo de expansão.

Mecchi afirmou ver com bons olhos o tom mais hawkish (pró-aperto monetário) adotado pela autoridade monetária. “[O BC] precisava surpreender o mercado de maneira um pouco mais dura”, disse o gestor da MZK, fazendo menção à pressão inflacionária persistente e aos níveis elevados do câmbio.

Exagero do mercado

A sócia da Polo Capital diz também que, mesmo com os riscos fiscais no radar, considera exagerados os níveis nos quais o mercado precifica a taxa de juros em 2023, por volta de 9,5% na curva futura. Considerada a meta de inflação de 3,25% para daqui a dois anos, a economista entende que a economia local não é capaz de absorver um juro real por volta de 6% ao ano sem que haja um impacto severo para o ritmo da atividade.

Por conta disso, os multimercados da gestora carregam posições aplicadas, que ganham com a queda dos juros, nos vencimentos de 2022 e 2023. “Temos sofrido bastante com essa posição, mas entendemos que um juro precificado ao redor de 9,5% chegou perto do teto”, afirma Luciana, acrescentando que os multimercados têm se beneficiado da aposta comprada (que ganha com a alta) no real contra o dólar.

Leia mais:
Com taxa Selic elevada para 5,25% e expectativa de novos aumentos, quais as melhores alternativas para investir hoje?

Na live de ontem, Mecchi, da MZK, disse que a aposta comprada na moeda brasileira frente ao dólar e a pares emergentes é a maior convicção hoje no portfólio dos multimercados da casa. No caso da BlueLine, o economista-chefe afirmou que os fundos também têm carregado posições que ganham com o fortalecimento da divisa local, mas de maneira mais tática, frente aos riscos fiscais e políticos no horizonte.

Calcule sua renda com FIIs
Baixe uma planilha gratuita que mostra o retorno com dividendos de uma carteira de fundos imobiliários:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Banco Central parece não ter plano de voo e busca recuperar credibilidade no mercado, diz economista da Polo Capital appeared first on InfoMoney.

- Advertisment -