segunda-feira, julho 4, 2022
HomePolíticaA oposição que votou com o governo no voto impresso

A oposição que votou com o governo no voto impresso

Na derrota de ontem do voto impresso na Câmara, chamou atenção na decisão a quantidade de membros de partidos da oposição que votaram com o governo a favor da instalação do voto impresso. O PSDB foi um dos destaques. Com 32 deputados, o partido teve 14 parlamentares que favoráveis a proposta. No caso do Novo, 5 dos 8 integrantes votaram junto com aliados do governo. Um pouco mais que um terço dos deputados do PSB, que tem 31 representantes na Câmara, também foram a favor do voto impresso. No PV, metade dos seus quatro deputados defenderam a pauta bolsonarista. Por fim, dos seis deputados do PDT, 25 foram a favor do voto impresso.

Apesar de os líderes governistas terem desde o princípio alardeado que iriam perder, eles trabalharam intensamente na terça-feira, 12. Com a votação aberta e nominal, eles saberiam o nome de cada um que impôs a derrota ao governo e, consequentemente, retaliariam posteriormente na liberação de emendas. E, com a aproximação da eleição no ano que vem, o que mais importa para boa parte dos parlamentares é ter dinheiro para enviar às suas bases.

Por incrível que pareça, o grande revés aplicado ao governo não veio de partidos ditos da oposição, mas do Centrão mais bolsonarista. PP e PL, que comandam os ministérios da Casa Civil com Ciro Nogueira (PP-PI) e Secretaria de Governo com Flávia Arruda (PL-DL), tiveram 36 manifestações contrárias e 18 abstenções ao voto impresso – e só 27 a favor. Como no caso de PECs as ausências contam como votos contrários, isso foi crucial para a derrota da base de bolsonaro.

Já o PSDB, com dois votos a mais a favor da medida, não surpreendeu muita gente. Não é de agora que parte da bancada tucana está super alinhada com o presidente Jair Bolsonaro – inclusive, é essa mesma ala que nutre forte resistência à candidatura do governador de São Paulo, João Doria, adversário declarado do presidente Jair Bolsonaro.

 

- Advertisment -spot_img